
A administradora cria os grupos e cada pessoa paga o valor da parcela acordada em contrato.
Mensalmente, são feitas as contemplações por meio de sorteio ou lances, as contemplações acontecem até que todos do grupo sejam atendidos.
O sorteado poderá comprar o bem com o valor da carta de crédito, que será entregue pela administradora durante o prazo. Ele poderá ser o primeiro a ser sorteado ou o último, podendo utilizar o lance para aumentar suas chances na contemplação.
O participante do consórcio pode ser contemplado de duas maneiras: sorteio ou oferta de lance.
O sorteio é a forma mais comum de contemplação. Nesse caso, todos os participantes do grupo têm a mesma probabilidade de serem contemplados.
O outro tipo de possibilidade é o lance, que deve ter o valor de acordo com o mínimo exigido pela administradora do consórcio.
Existem dois tipos:
• Lance livre
Pode ser oferecido por qualquer consorciado sem limite de valor. Quem opta pelo lance livre não deve seguir percentual definido pela administradora. Vence quem ofertar o maior valor ou percentual.
• Lance fixo
O valor do crédito é definido pela administradora. Quando mais de uma pessoa dá o lance fixo, o desempate é feito por sorteio apenas entre os que ofertaram o lance.
É o valor que todo consorciado paga para formar um fundo destinado à aquisição de um bem. A construção mensal do fundo comum é obtida mediante um percentual sobre o valor do crédito contratado pago mensalmente para a Administradora de consórcio.
A carta de crédito nada mais é que um documento financeiro que o cliente recebe quando acontece a contemplação. Ela permite que o mesmo adquira o bem ou contrate um serviço no valor do consórcio.
Para participar de um consórcio é preciso procurar uma administradora confiável para fazer uma simulação de compra. É importante que o consumidor confira nome e CNPJ da empresa antes de fechar negócio.
O site do Banco do Brasil oferece uma ferramenta para conferência. Por isso, confira se a empresa está autorizada a abrir grupos de consórcio.
Normalmente, os documentos solicitados para participar de um consórcio são:
• CPF e RG;
• Certidão de Nascimento;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de renda.
Esses são os documentos comuns, mas caso a instituição precise de mais documentos, o cliente será informado no ato da contratação.
No momento da contemplação, são pedidos mais documentos de comprovação de dados, para análise de crédito e liberação da carta de crédito.


